A ideia da campanha é conscientizar mulheres sobre a prevenção de dois tipos de câncer, o de mama e o de colo de útero

Outubro chegou e a ação deixou tudo cor de rosa por aí. Mas você sabe de onde surgiu essa campanha e qual a importância de se conscientizar sobre essa ideia? 

Então confere aí nesse conteúdo que a Anjuss produziu pra você!

Desde 1985, nos Estados Unidos, já se ouve falar desse mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Aqui no Brasil a campanha acontece há vários anos e, recentemente, a conscientização passou a abordar outro tipo de câncer nas mulheres: o do colo do útero.

O que é o câncer de mama?

Essa é uma doença causada pela multiplicação descontrolada de células da mama, que podem gerar um tumor. O principal sintoma desse tipo de câncer é o aparecimento de nódulos identificados pela própria mulher.

São duas formas de prevenir: o autoexame e a mamografia. Mas não esquece, o autoexame não substitui a mamografia! Vamos falar sobre um de cada vez.

O autoexame é recomendado para todas as gurias desde os 20 anos, sempre 7 dias após o início da menstruação. Esse exame consiste na observação da mama, checando alterações na pele, inchaço, secreção ou formação de caroços.

É recomendado fazer o exame no espelho, no chuveiro ou mesmo deitada. Se notar alguma alteração ou sintoma, é importante procurar um médico.

A principal forma de prevenção é a mamografia, um raio X das mamas que pode identificar alterações e diagnosticar de forma mais precisa os sintomas.

O que é o câncer do colo de útero?

Esse câncer é provocado por infecções através do HPV, o papilomavírus humano. Para prevenir a infecção, existe a vacina contra o vírus e os métodos de prevenção, é claro. Por isso não esqueça da camisinha.

Também é possível se cuidar preventivamente fazendo o exame Papanicolau, que recolhe células do colo do útero para fazer o diagnóstico.

O importante é estar ligado sempre, compartilhar as dicas e se proteger. Curtiu? Então se liga no site da Anjuss pra conferir sempre as nossas novidades e ideias.