Hey, está chegando o dia de homenagear um dos esportes mais irados do planeta! Dia 21 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Skate, também conhecido como Go Skateboarding Day (nome original), essa data foi instituída em 2004 pela IASC – International Association of Skateboards Companies (Associação Internacional de Companhias de Skate), uma organização sem fins lucrativos fundada em 1994.

De lá pra cá, vários países, incluindo o Brasil, já aderiram à data e promovem eventos comemorativos. Um dos mais famosos é o Go Skate Day, que é uma passeata ou skateata, que acontece em vários estados, geralmente no domingo, onde milhares de skatistas se reúnem para se divertir andando de skate, homenagear o esporte, trocar experiências, promover a cultura e arte envolvidas com o skateboard, além de manifestar pacificamente por melhorias na prática do esporte.

Que o skate é irado você já sabe, mas sabia que, segundo a Confederação Brasileira de Skate (CBSK), no Brasil, o skate é o esporte mais praticado no Brasil depois do futebol? E aqui no Brasil, Curitiba é considerada a Capital do Skate. E não é pra menos! A city conta com mais de 27 pistas de skate espalhadas por toda a cidade, além disso, a prefeitura sempre promove eventos com aulas de skate, encontros e campeonatos para incentivar a galera que curte o esporte.

Falando nisso, sabia que a Anjuss, além de lançar vários produtos irados, inspirados na cultura Street, que são perfeitos pra quem curte skate, também super fortalece a cena do esporte? A Anjuss promove e apoia eventos como o Anjuss nas Escolas, onde o skatista profissional Heverton de Freitas, apresenta, ensina e fala sobre skate, e o Invasão Anjuss, um campeonato estilo Best Trick, estimulando a prática saudável do esporte, onde rola som, brindes, arte de rua e muito skate, é claro!

Além disso, a marca está sempre buscando incentivar a união e inclusão entre praticantes do esporte, como skate feminino, que foi tema da campanha de Dia das Mulheres de 2020, trazendo as meninas do Gurias Skateboard, mostrando que skate não tem gênero e que as minas mandam muito bem, obrigada! A Anjuss ainda é parceira da In Move, um projeto de inclusão, que produz skate adaptado e outros brinquedos especiais, proporcionando a crianças com deficiência física toda a liberdade e diversão do skate e de brincar.

Demais, né? Ah, durante a pandemia, a melhor manobra é ficar em casa, então em 2020 não acontecerá o Go Skate Day em Curitiba, mas a rua está em você! Então que tal comemorar praticando novas manobras em casa, fazendo uma live com os amigos ou falando sobre o esporte nas suas redes sociais? O importante é se divertir e não deixar essa data passar em branco!