O hip-hop não é só um estilo de dança, mas sim uma cultura que envolve outros elementos importantes em qualquer sociedade

Infelizmente, o hip-hop foi e ainda é cercado de preconceitos em todos os lugares do mundo devido à sua origem. Esse movimento surgiu na década de 1970, em Nova York, nos Estados Unidos, num bairro chamado Bronx.

A grande maioria dos moradores dessa região era de origem africana, latina ou jamaicana e sofria preconceito por sua cultura ser diferente da dos norte-americanos. Pelo desejo de se expressar, essa população criou uma nova cultura baseada em suas origens.

Nasce assim, o hip-hop

Se você acha que o hip-hop é apenas uma dança, saiba que está errado! O movimento une música, dança e pintura. A origem do nome é uma junção da gíria “hip” que significa algo moderno, enquanto “hop” se refere a um movimento de dança.

O hip-hop foi, e ainda é, muito marcado pelas críticas ao preconceito e pela união dos seus membros, que sempre buscavam se apoiar. Além disso, alguns elementos são fundamentais para expor ainda mais as características do hip-hop.

Breakdance

O breakdance é uma dança inventada em Porto Rico, muito apresentada por artistas nas ruas. A principal inspiração está nas artes marciais e as competições são chamadas de fight. São disputas em que ganha o competidor que utilizar os mais criativos e elaborados movimentos.

Os participantes da dança são chamados de b-boy (no caso dos meninos) ou b-girl (para as meninas).

Rap – MCs

O rap é um estilo musical presente no hip-hop e que mescla ritmo, rimas e poesias. Geralmente, a música faz críticas à sociedade, à desigualdade social, ao racismo, ao preconceito em geral e temas que são presentes no cotidiano dos compositores, os chamados MCs.

A sigla MC, que vem de Master of Ceremony (Mestre de Cerimônias), é o nome recebido pela pessoa que canta o rap. Além das apresentações solo, há também batalhas e rinhas dos MCs, que são uma competição de rimas entre os cantores do rap.

DJs

Os DJs, sigla para Disc Jockey, são os responsáveis por selecionar as músicas que serão tocadas no rolê e fazer mixagens com diversas faixas, ou seja, realizar mudanças na música, alterando sua velocidade e misturando com outras canções.

Quem opta por seguir esse caminho dentro do hip-hop é responsável por entreter toda a galera que está na pista, de forma solo ou junto com os grupos de rap.

Grafite

Além de expressar-se pela voz, pela música e pelo corpo, o hip-hop também possui a expressão por meio de pinturas. Essa característica surgiu quando o movimento começou a ganhar força, com marcas nas paredes e muros.

A principal ideia dos grafites é a possibilidade dos jovens mostrarem, através da arte, suas insatisfações, além de deixarem suas assinaturas por toda a cidade. Mais tarde, essas marcas foram ganhando outras técnicas, cores e formas.
A Anjuss tem o maior orgulho de apoiar o movimento hip-hop, de ter pessoas envolvidas diariamente com essas características do breakdance, rap, DJs e MCs. Para nós, o hip-hop merece ser respeitado, vivido em sua totalidade e com todo estilo possível. Por conta disso, nossas roupas, nosso estilo e nosso rolê têm muita influência do hip-hop. Acesse nosso site e sinta essa essência!