Postado dia
06/mar
Em
Viva a vida
Grupo curitibano está mudando a cena do esporte local
A galera da Anjuss se orgulha em vestir as mulheres que representam em cima do skate e ajudam a inspirar futuras atletas!
Para comemorar o Dia da Mulher, o pessoal da Anjuss entrevistou uma das criadoras do Gurias Skateboard, grupo de minas radicais que só querem reconhecimento e oportunidades no mundo do skate. Confira na sequência e aproveite para assistir o vídeo especial do Dia da Mulher!
Nos conte sobre você
Sou a Marina Veiga, 27 anos, de Curitiba, nascida em São José dos Pinhais – PR. Esse ano vou completar 14 anos em cima do skate, sou atleta da Jah Light Skate, instrutora do Aulas de Skate Curitiba, faço apresentações em escola e trabalho como Juíza e Locutora de Campeonatos. Além disso sou membra da AFSK (Associação Feminina de Skate) do Divas Skateras e uma das Idealizadoras do Gurias Skateboard.
Como foi seu primeiro contato com o skate?
Foi aos 8 anos de idade, meus primos andavam, mas naquela época pouquíssimas pessoas apoiavam aqui no Paraná, inclusive minha família, motivo no qual só consegui o primeiro skate 6 anos depois. Antes disso tentaram me colocar em outros esportes “mais comuns para meninas”.
Enfim ganhei um skate aos 14 anos depois de fazer uma pequena chantagem com a minha mãe e nunca mais larguei.
Conta pra gente um pouco sobre sua trajetória
No início andava sem almejar títulos ou posições, era tudo por diversão e vontade de me sentir livre e superar limites através da evolução em cada manobra nova.
Comecei a participar de eventos porque na pista em que andava na época, ia acontecer um campeonato e eu queria ver meus amigos competir. Eles me disseram que seria bom se eu participasse também. Se não me engano tinham 5 meninas, bastante para a época.
Mas já cheguei a correr vários campeonatos com os meninos pois não tinham meninas, com o tempo fui descobrindo o porque disso, infelizmente. Quando viajei para outros estados (SC, SP, RJ) em Tours ou em Campeonatos vi outro cenário, um pouco mais receptivo para nós mulheres, e através de contatos nestes lugares com outras meninas, fui me fortalecendo e entendendo a importância da união entre nós.
Então fui intercalando entre treinos e eventos, sempre buscando novas conexões e formas de melhorar as coisas por aqui. Nesse tempo fui Vice Campeã Paranaense em 2012 e por duas vezes fiquei em 4º Lugar no Ranking Brasileiro (2014 e 2017).
Em 2013 fui selecionada dentre 80 meninas de 12 estados diferentes para uma participação no vídeo We Can do It – Lançado pelo Divas Skateras. A gravação foi apresentada em Goiânia, Brasília, Anápolis, Cabo Frio, Macaé, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá além de também ter sido transmitida na Polônia e no Canadá.
Também apareci no The Berrics, um dos maiores sites do skate mundial. Saí nas revistas Cold Colab e Skate Mag com tricks em picos de rua. Em 2018 formamos o Attack Girls e fomos a primeira equipe feminina a vencer o Goiânia Crew Attack, também em 2018 recebi o reconhecimento no 1° Encontro Cultural e Esportivo de Curitiba como atleta que movimentou a cena do Skate Feminino no Paraná.
Fui a paranaense convocada a correr o Oi Stu Qualifying Series nas etapas de 2018 e 2019, campeonato no qual infelizmente me lesionei na 3ª etapa e estou me recuperando. Em 2019 tive a honra de ser a Primeira Mulher a realizar a Locução de um Campeonato Brasileiro de Street, realizado pela AFSK e CBSK.
Desde 2012 junto com amigas levamos a faixa no Go Skate Day representando o Skate Feminino, promovemos encontros, e desde o ano passado realizamos campeonatos para as categorias Infantil, Feminino 1 e 2, e Best Trick Masculino através do Gurias Skateboard.
Minhas manobras favoritas são Shovi-t Heel, 50-50 180 Out e Nollie Board de Back.
Defina o Gurias Skateboard
Ferramenta de visibilidade, voz, respeito, valorização, incentivo e desenvolvimento do skate.
Como nasceu o Gurias Skateboard?
A ideia de criar o movimento surgiu da dificuldade encontrada por garotas para serem aceitas no mundo do skate. Recebemos muitos nãos. Ouvimos absurdos como: menina não pode, não tem espaço, mulher tem que fazer outra coisa e etc.
Todas essas portas fechadas nos motivaram para criar um espaço em que as garotas do skate pudessem conquistar seu lugar e viver do esporte.
O Movimento passou por vários nomes até se consolidar como Gurias Skateboard. Lenyta Camargo e eu unimos forças de visão e ideologia para que limites fossem rompidos, e construímos o grupo junto com as colaboradoras Giseli Fiatcoski (digitalização e identidade visual), Jessica Barbieri (Organização e realização de eventos) e Heloisa Alida (Site). Tornamos o movimento em uma empresa para conquistar mais espaços, e novidades estão por vir!
Quantas gurias participam?
Atualmente são 10 meninas.
Como você enxerga o recente boom no skate feminino?
É maravilhoso, um sonho realizado, uma luta de anos de várias garotas, hoje garantindo o futuro das novas gerações!
Conte sobre as dificuldades do movimento
Antes a dificuldade era chegar e andar à vontade nas pistas, hoje a dificuldade é de valorizarem o feminino tanto quanto o masculino, não só em premiações e eventos, mas fortalecendo a skatista independente de títulos, deixando-a realmente livre para fazer o que gosta que é simplesmente andar de skate. Queremos ser vistas como skatistas!
Rola muito preconceito?
Hoje ele vem escondido, mas quebra mesmo assim. São muitas portas fechadas através da falta de fé no nosso rolê.
Qual o objetivo do grupo?
Que cada skatista conquiste seu lugar e possa viver do skate.
Como funciona o Gurias Skateboard?
É só chegar mesmo! Muitas meninas encontramos nas pistas e falamos sobre o movimento, pegamos o número, colocamos no grupo e marcamos as sessions. O Gurias é um movimento livre que valoriza desde as meninas que andam há muito tempo, até as que estão querendo iniciar.
Como participar do grupo?
Para fazer parte do Gurias Skateboard basta ter atitude e um skate na mão. O movimento é livre e valoriza todas as meninas, desde as mais experientes até as iniciantes.
Ficou interessada em participar? Então acesse o Instagram do Gurias Skateboard e troque uma ideia com as gurias!
Vocês já pensaram em desistir?
Algumas vezes, mas o skate e o amor por ele sempre falaram mais alto do que qualquer obstáculo, afinal pulamos eles sempre manobrando e dando aquele “toque” de skater umas às outras.
Deixe um recado para as futuras skatistas
Para os dias ruins, união, para os dias bons manobras e união. Nem sempre as tricks vão sair como gostaríamos, mas se você se inspirar em alguma amiga ou amigo de sessão, a missão se tornará mais leve! Skate é muito mais que manobras.
Qual seu maior orgulho como skatista e fundadora do Gurias?
É ver as meninas crescendo e evoluindo, alcançando novos lugares, com peças boas, recebendo o justo, quebrando as barreiras impostas, trabalhando juntas para fazer acontecer, compreendendo que são essenciais e únicas para o skate e para a sociedade, simplesmente por estarem ali sendo elas mesmas. Isso me faz feliz de verdade!
Curtiu conhecer mais sobre esse grupo irado de skatistas? Então aproveite para ficar antenada no site da Anjuss e não se esqueça de que você tem asas para chegar onde quiser!